quinta-feira, 25 de março de 2010

Tarô e os Florais

O foco principal com os florais é o uso terapêutico em consultas e aconselhamentos de Tarô com a finalidade de apresentar uma maneira coerente e verdadeira de união entre ferramentas eficientes.
Atualmente contamos com inúmeras técnicas auxiliares para o tratamento com os Florais. Muitas pessoas usam a radiestesia, outros usam a numerologia, astrologia e tantas outras artes / ciências evolutivas para dar ainda mais suporte aos florais. Obviamente a terapia floral pode ser realizada independente de tais métodos, porém o que se vê é um desejo por parte do profissional de poder lançar mão de mais conhecimentos em sua busca pelo desabrochar consciente do cliente. Uma vez que podemos contar com os Terapeutas e sua visão do indivíduo em sua totalidade, é um grande avanço para os profissionais não somente “desvendar” as dificuldades enfrentadas pela pessoa como também contribuir para sua evolução espiritual.

Nesse intuito as cartas de Tarô podem ajudar na ampliação de visão da situação que se encontra o cliente e apontar mais características e comportamentos advindos daquele ciclo ou momento de vida. Vale lembrar que não é aconselhável o jogo de Tarô durante a consulta nem durante o tratamento, pois a ansiedade gerada durante um jogo de Tarô pode prejudicar o trabalho com os florais.

Seguindo os símbolos e interpretação das cartas de Tarô podemos ter uma visão ampla, pois cada Arcano contém, em si, uma imagem arquetípica e um comportamento interno ou externo do ser humano. Muitos tarólogos hoje contam com as cartas para orientar seus clientes, além de fazerem previsões ou simples jogos de adivinhação.

A seguir teremos exemplos desse uso terapêutico, partindo de algumas essências, suas respectivas cartas e semelhanças:

Walnut e a Roda da Fortuna: A essência das mudanças

A Roda da Fortuna nos ensina a lidar com as fases, os ciclos e as mudanças da vida. A postura do indivíduo, na maioria das vezes, o deixa a mercê dessas mudanças cotidianas - faz refém das transições - trazendo insegurança e desconforto nos processos transitórios. A Carta 10 indica que para sermos parceiros da vida também nesses momentos precisamos encontrar e nos permanecer em nosso próprio eixo, entendermos que os ciclos fazem parte da vida e não há como estarmos exatamente iguais e na mesma posição o tempo todo. O movimento universal existe, com ele ocorrem as mudanças internas e externas. Por isso, se absorvermos o nosso ritmo e o ritmo da vida, podemos permanecer em nossos eixos, equilibrados, passando pelo que é necessário sem desgastes ou inseguranças. Nesse prisma, Walnut atua perfeitamente, ajudando vibracionalmente o indivíduo a localizar esse eixo e aceitar a mudança com serenidade, sem se sentir ameaçado e tentar resistir ou impedir um ciclo que naturalmente deve ocorrer em sua vida para completar seus processos e funções.

Vine e o Imperador: O Controle através do coração

A autoridade e o domínio dessa Carta IV podem trazer a idéia de tirania, mas a interpretação mostra o oposto disso. O Imperador nos transmite o domínio e o poder de lidar com regras e leis de uma forma digna, séria, mas também amorosa. Ele tem plena consciência de que depende de seu povo tanto quanto seu povo dele depende, por isso é consciente. Rigor não significa rigidez, ele sabe que ser exigente é necessário – porém - sem ser tirano e abusar de sua posição. Deve assim, entender e agir de forma serena, ágil e inteligente. Dessa maneira sente-se seguro e transmite segurança. Vine atua no campo dos autoritários desenfreados, aqueles que não controlam seus desejos e ordenam, julgam, ditam, subjugam as pessoas ao seu redor. Traz a flexibilidade na medida certa para que a pessoa possa administrar a si mesma de forma saudável e também lidar com seus semelhantes respeitosamente e harmoniosamente.

Scleranthus e Os Enamorados: A bênção da opção

A Carta VI mostra a necessidade que o ser humano tem (e precisa ter!) de optar, decidir. Se não decidimos não caminhamos, ficamos estagnados por receio de nos arrepender ou nunca termos certeza de nossa escolha. Por isso, esse Arcano traz a mensagem de que optar faz parte da vida, fazemos escolhas o tempo todo: ir ou não ir, querer ou não querer, gostar ou não gostar... Dessa forma movimentamos nossa energia e a energia que está ao nosso redor. Além disso, essa carta mostra que desde que se opte e se decida por onde caminhar sua escolha será sempre abençoada pela vida. Portanto, se escolhemos com o coração, não há chance de arrependimento. Scleranthus traz a determinação para decidir, acelera essa capacidade, integra os pensamentos e idéias a fim de podermos optar sem sofrer. Auxilia a pessoa e a equilibra para enfrentar as situações presentes, o tempo todo e no dia a dia.

Existem também os Oráculos de Tarô, onde você escolhe a flor que mais te atrai através do desenho dela, e a mesma será o floral de sua necessidade no momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário